Semelhante a um carteira que você trás no seu bolso, uma carteira Bitcoin também é usada para guardar dinheiro. A grande diferença é que, em vez de guardar moedas, notas e cartões, as carteiras Bitcoin armazenam chaves privadas e interagem com o blockchain.

Uma carteira Bitcoin é apenas controlada pelo seu dono, ao contrário da rede Bitcoin. É importante que mantenha a sua carteira segura, mantendo-a fora do alcance de pessoas mal-intencionadas.

Quais os tipos de carteiras Bitcoin? Há diversos tipos de carteiras Bitcoin que podem ser usados para armazenar os seus fundos. As categorias de carteiras para armazenar moedas são: hardware, web, desktop, mobile e papel.

Carteiras Bitcoin

Carteiras de hardware: São um dispositivo especificamente projetado para armazenar Bitcoins e outras criptomoedas. As moedas são armazenadas a frio, sem qualquer coneção com a Internet. Em caso de roubo ou perda do seu dispositivo você pode recuperar os seus fundos através da frase de recuperação gerada na configuração inicial. É recomendado para quem quer guardar grandes quantidades. A única desvantagem é o seu preço elevado.

Carteiras web: As carteiras web ou online permitem que você envie, receba e armazene moedas através do seu navegador da web. A principal desvantagem destas carteiras é que geralmente as chaves privadas são armazenadas pelos proprietários do site da carteira. Este tipo de carteira exige que você confie muito nos proprietários da carteira.

Carteiras desktop: É uma carteira instalada no computador que armazena as suas moedas localmente. A grande vantagem é que você tem o controle completo sobre as chaves privadas, isto significa que a segurança também depende de si. Por exemplo, se for hackeado ou o disco rígido quebrar, você pode perder todos os seus fundos. É importante que faça backups da carteira com frequência.

Carteiras mobile: As carteiras mobile ou móveis operam através de um aplicativo no seu telefone. A principal vantagem desta carteira é que você pode acessar rapidamente e usar facilmente as suas moedas. Existem algumas carteiras móveis que guardam as moedas localmente, enquanto outras apenas fornecem acesso a servidores de armazenamento online.

Carteiras de papel: As carteiras de papel não são mais que um pedaço de papel que inclui uma chave privada e uma chave pública e o respetivo código QR. Este tipo de carteira são uma forma de armazenamento a frio, reduzindo assim o risco de ver as suas moedas roubadas. A grande desvantagem deste tipo de carteira é que se você perder a sua carteira de papel e não tiver feito um backup perde as suas moedas para sempre.

De seguida apresentamos as 15 melhores carteiras Bitcoin de Hardware, Web, Mobile, Desktop e Papel:

Blockchain - Carteiras Bitcoin

Blockchain

A Blockchain é uma das carteiras mais populares para armazenar Bitcoin, Ethereum e Bitcoin Cash. Esta empresa está sediada no Luxemburgo e foi lançada em 2011. Esta carteira está disponível para Android, iOS e via Web.

Você pode gerar uma frase de segurança de 12 palavras que pode ser usada para restaurar a carteira e acessar aos fundos, caso esqueça a senha ou a Blockchain fique indisponível. Também pode vincular o seu número de telefone e ativar a verificação de dois passos para ter mais segurança.

Vale a pena relembrar, que as carteiras online como a Blockchain são frequentemente alvos de ataques informáticos. Por isso, não recomendamos que guarde grandes quantias neste tipo de carteiras.

Coinbase - Carteiras Bitcoin

Coinbase

A Coinbase é uma exchange muito popular para a compra e venda de criptomoedas. Esta empresa também oferece a sua própria carteira, onde você pode armazenar Bitcoin, Bitcoin Cash, Ethereum e Litecoin. O grande ponto forte da Coinbase é a facilidade de uso.

Esta exchange disponibiliza uma opção de armazenamento mais avançado, conhecida como Coinbase Vault. Este serviço fornece armazenamento offline, múltiplos aprovadores para segurança extra e levamentos adiados. O uso deste cofre é completamente gratuito e também não paga taxas.

Apesar de não ser recomendado que guarde grandes quantias na Coinbase ou noutra exchange, se o fizer use o serviço Coinbase Vault para ter uma segurança extra.

BRD Wallet (Bread Wallet)

BRD

A carteira BRD, anteriormente conhecida por Breadwallet é uma carteira gratuita multi-moeda disponível apenas para os dispositivos móveis Android e iOS. Atualmente é a carteira Bitcoin mais popular para iOS.

Você pode armazenar nesta carteira as moedas Bitcoin, Bitcoin Cash, Ethereum e o token BRD. Além disso também suporta alguns tokens ERC20.

Esta carteira é indicada para os usuários iniciantes pois é muito fácil de usar configurar e também tem um design muito simplificado. A BRD disponibiliza uma frase de backup de 12 palavras, para recuperar a carteira em caso de roubo ou perda do seu dispositivo.

A sua carteira também pode ser protegida por um código PIN e Touch ID. Infelizmente, ainda não está disponível a autenticação de dois fatores ou a funcionalidade multisig.

MyCelium Wallet

Mycelium

A Mycelium é uma carteira de Bitcoin apenas disponível para dispositivos móveis Android e iPhone. Esta carteira pode ser um pouco complicada para os iniciantes devido aos seus recursos muito avançados de privacidade e segurança, sendo mais indicada para os usuários mais avançados.

Esta carteira fornece uma frase de recuperação de 12 palavras que você deve anotar e guardar em segurança. Esta frase de recuperação serve para recuperar os seus Bitcoins, caso você perca ou o seu dispositivo seja danificado.

É compatível com as carteiras de hardware Ledger Nano S, Trezor e KeepKey e também com carteiras de papel.

Coinomi - Carteira de Bitcoin

Coinomi

O Coinomi é uma carteira gratuita disponível para Android e iOS. Esta carteira permite armazenar Bitcoin, Ethereum, Litecoin e centenas de outras moedas e tokens. Você pode converter as suas moedas instantaneamente na aplicação, através da ShapeShift e Changelly.

Com esta carteira você mantêm o controle sobre as suas chaves privadas e pode fazer backup da sua carteira a qualquer momento usando uma frase de recuperação. Para usar a Coinomi, não é necessário fazer qualquer registo ou verificação da identidade.

Green Address - Carteira de Bitcoin

GreenAddress

A GreenAddress é uma carteira gratuita que permite aos usuários armazenar, enviar e receber Bitcoin. Esta carteira pode ser acessada através de uma extensão do Google Chrome. Também existe um aplicativo para Android e iPhone.

Esta carteira disponibiliza vários recursos de segurança como a autenticação de dois fatores e a funcionalidade de assinatura múltipla. A GreenAddress afirma que nunca armazena as chaves privadas dos seus usuários.

Os seus fundos nesta carteira são protegidos com a sua chave privada e a chave privada da GreenAddress, isto significa, que você precisa obter aprovação de terceiros antes de fazer qualquer pagamento.

Copay - Carteiras Bitcoin

Copay

A Copay é uma popular carteira disponível para iOS, Android, Windows Phone, Google Chrome, Mac OS X, Windows e Linux. Permite armazenar Bitcoin e Bitcoin Cash.

Você ao criar a sua carteira pode escolher uma senha para segurança extra. Caso perca ou o seu dispositivo seja roubado pode recuperar os seus fundos através de uma frase de backup de 12 palavras. Esta carteira tem disponível a funcionalidade multisig e a possibilidade de criar carteiras partilhadas.

Esta carteira foi criada em 2014 pela BitPay, uma empresa líder em pagamentos de Bitcoin. A Copay é considerada uma das carteiras mais seguras do mercado.

Jaxx Wallet

Jaxx

A Jaxx é uma carteira gratuita que pode ser utilizada no Windows, Mac, Linux, Android, iPhone, Tablet, iPad e ainda tem disponível uma extensão para o Chrome e Firefox. Esta carteira suporta Bitcoin, Ethereum e várias outras moedas, incluindo tokens ERC-20.

A carteira Jaxx é uma carteira quente sendo adequada apenas para guardar pequenas quantias de dinheiro. Se quiser guardar elevadas quantias recomendamos que compre uma carteira de hardware.

Electrum - Bitcoin Wallet

Electrum

Criada em 2011, a Electrum é uma das carteiras de software mais confiáveis na comunidade Bitcoin. Esta disponível gratuitamente para Windows, Mac, Linux e Android. Infelizmente, não existe um aplicativo iOS para os usuários do iPhone.

A Electrum é conhecida por ser uma carteira muito rápida e leve, já que o usuário não faz download do blockchain, apenas acede às informações necessárias dos servidores remotos. A segurança e a estabilidade também são outros dos pontos fortes desta carteira.

Também é compatível com as carteiras de hardware Ledger Nano S e Trezor como medida de segurança adicional. A interface é mais complicada do que a maioria das carteiras, especialmente para os iniciantes, por isso pode não ser a escolha ideal para quem está começando.

A principal desvantagem desta carteira é ser projetada apenas para Bitcoin, não podendo ser usada para armazenar outras criptomoedas.

Exodus - Carteiras Bitcoin

Exodus

A Exodus é uma carteira gratuita disponível apenas para desktop (Windows, Mac e Linux). Foi criada em 2015 por JP Richardson e Daniel Castagnoli.

Esta carteira oferece suporte para Bitcoin, Bitcoin Cash, Ethereum, Litecoin, Dash, EOS e outras dezenas de moedas. Você pode trocar instantaneamente as suas moedas na conta usando o ShapeShift.

As principais vantagens desta carteira são a sua interface amigável, ser fácil de usar, suportar várias criptomoedas e ter um bom suporte ao cliente. Já as principais desvantagens são: não existir suporte para autenticação de dois fatores e também ainda não existir um aplicativo para dispositivos móveis.

Armory Wallet

Armory

A Armory é uma carteira de software de código aberto para Bitcoin. É completamente gratuita, sendo compatível com o Windows, Mac, Linux, Ubuntu e Raspberry Pi.

Esta carteira foi projetada para os usuários mais avançados, sendo conhecida pela sua segurança e flexibilidade. As suas principais funcionalidades são: multi-assinatura de endereços, capacidade de armazenamento a frio e controle total sobre as chaves privadas.

Como já foi referido, esta carteira não é para todos. Se você começou há pouco tempo no mundo das criptomoedas, a Armory pode parecer um pouco complicada e confusa.

Trezor Wallet

Trezor

A Trezor é a carteira de hardware mais antiga do mercado e pode ser usada para armazenar várias moedas, incluindo Bitcoin, Ethereum e Litecoin. É considerada um dos dispositivos mais seguros do mercado.

Esta carteira permite que você controle as suas chaves privadas. Pode fazer backup da sua carteira em caso de roubo, perda ou destruição usando uma frase de recuperação de 24 palavras. Este dispositivo é conetado ao computador através de um cabo USB.

Ledger Nano S

Ledger Nano S

A Ledger Nano S é uma das mais populares carteiras de hardware do mercado. Esta carteira pode ser usada para armazenar Bitcoin, Ethereum, Ripple e várias outras moedas.

Para configurar a Nano S, você tem de criar um código PIN de quatro dígitos que é usado para enviar pagamentos. Caso o PIN seja errado três vezes seguidas o dispositivo volta às configurações de fábrica. Os botões físicos são usados para confirmar transações.

Na Nano S você pode recuperar os seus fundos em caso de perda, roubo ou destruição da sua carteira. Para isso, basta usar a frase de recuperação de 24 palavras que anotou na Folha de Recuperação. Deve manter a Folha de Recuperação num lugar seguro.

Carteira KeepKey

KeepKey

A KeepKey é outra carteira de hardware que merece ser considerada se você pretender guardar os seus Bitcoins offline. Além do Bitcoin, também pode ser usada para armazenar Litecoin, Ethereum, Dogecoin, Namecoin e Dash.

Esta carteira foi lançada em 2015, sendo uma carteira atraente e também muito segura. É indicada para os mais iniciantes pois é muito fácil de configurar e usar.

A KeepKey é compatível com os sistemas operativos Windows, Mac e Linux. Esta carteira pode ser integrada com as carteiras Electrum, Multibit e Mycelium. Esta opção é mais cara do que a Ledger Nano S ou Trezor.

Bitcoin Paper Wallet

Bitcoin Paper Wallet

O BitcoinPaperWallet.com é um site gratuito, onde você pode gerar uma chave pública e uma chave privada para armazenar Bitcoin. Você pode imprimir a carteira de papel com a sua própria impressora.

A carteira de papel gerada terá as suas chaves e um código QR. Você deve guardar a carteira num lugar seguro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *