Escolher uma carteira Ethereum pode ser processo difícil para os usuários mais iniciantes. As carteiras Ethereum servem para guardar as suas moedas Ether (ETH), Ethereum Classic (ETC) e tokens ERC-20 em segurança.

Que tipos de carteiras Ethereum existem? Há diversos tipos de carteiras que podem ser usadas para armazenar as suas moedas Ethereum – carteiras de hardware, desktop, papel, web e mobile.

Devo escolher uma carteira quente ou fria?

As carteiras quentes são conhecidas por armazenarem as suas chaves privadas. Estas carteiras podem ser acessadas facilmente de qualquer lugar, desde que você tenha Internet. No entanto, não são a melhor opção, pois podem ser hackeadas com maior facilidade e as suas moedas roubadas.

Já as carteiras frias, são aquelas que armazenam os seus fundos offline. Você tem o controlo absoluto sobre as suas chaves privadas. Estas carteiras são mais seguras, pois só são conetadas à Internet quando você quiser. Existem menos possibilidades de serem hackeadas.

Resumindo, uma carteira quente é muito semelhante à carteira que você trás no seu bolso – neste tipo de carteira deve apenas guardar pequenas quantias. Já uma carteira fria é semelhante a uma conta bancária, serve para guardar grandes quantias de dinheiro.

Quais as características que uma carteira Ethereum deve ter?

Antes de escolher a sua carteira Ethereum, confira se a mesma tem algumas das seguintes características:

  • Chaves privadas – Você deve escolher sempre uma carteira Ethereum onde você controlas as suas chaves privadas – nós sugerimos sempre as carteiras de hardware;
  • Facilidade de uso – Uma das características mais importantes de uma carteira é a facilidade de uso, principalmente para os usuários iniciantes.
  • Segurança e Backup – Os recursos de segurança e backup são muito importantes, antes de escolher uma  carteira verifique se a mesma permite fazer backup em caso de perda, roubo ou destruição do dispositivo.
  • Compatibilidade –  É importante que a carteira seja compatível com diversos sistemas operativos – Windows, Macintosh OS, Linux, Android, iOS.
  • Desenvolvimento contínuo – As carteiras Ethereum são um produto ainda relativamente recente no mercado, por isso é importante olhar para a equipa por trás da carteira. Além disso, também é importante verificar se a equipa está a trabalhar em melhorias para o produto.
  • Suporte a contratos inteligente – Se você está interessado em contratos inteligentes deve escolher uma carteira que suporte esta função.
  • Suporte para várias moedas – Se você está interessado em armazenar outras moedas e tokens além do Ethereum, deve verificar se a carteira oferece suporte.

Melhores Carteiras Ethereum

Ledger Nano S

Ledger Nano S

A Ledger Nano S é uma carteira de hardware para Ethereum, Bitcoin, Ripple, Litecoin e várias outras moedas. Também é possível armazenar tokens ERC-20 bastando para isso integrar com o MyEtherWallet.

Durante a configuração da Ledger Nano, você tem de criar um código PIN de quatro dígitos  e uma frase de recuperação de 24 palavras. Caso o código PIN seja errado três vezes seguidas o dispositivo volta às configurações de fábrica. Esta carteira também possui dois botões físico que são usados para confirmar transações.

Mas não se preocupe! Você pode recuperar sempre os seus fundos em caso de perda, roubo ou destruição do seu dispositivo. Para isso, basta não perder a frase de recuperação de 24 palavras configurada inicialmente. A Nano S fornece uma Folha de Recuperação para você escrever as 24 palavras. Deve manter esta folha num lugar seguro.

Trezor Wallet

Trezor

A Trezor é a carteira de hardware mais antiga do mercado e pode ser usada para armazenar Ethereum, Bitcoin, Litecoin e centenas de outras moedas. Este dispositivo está disponível em 2 cores – branco, e preto.

Você para enviar e receber pagamentos em Ethereum (ETC), Ethereum Classic (ETC) e tokens ERC-20, tem de integrar este dispositivo com a carteira MyEtherWallet.

As chaves privadas são armazenadas em segurança na carteira Trezor. As suas chaves privadas nunca saem do dispositivo garantindo assim uma segurança extra.

MyEtherWallet

MyEtherWallet

O MyEtherWallet é uma interface que permite que você crie carteiras para armazenar Ether (ETH), Ethereum Classic (ETC) e tokens ERC-20. Com o MyEtherWallet você também pode imprimir a sua carteira de papel. Este site também suporta contratos inteligentes.

O MyEtherWallet é uma carteira online? Apesar de você criar novas carteiras novas carteiras no seu navegador Web, todas as chaves privadas são armazenadas no seu computador, dispositivo USB ou carteira de hardware. Os servidores do MyEtherWallet não guardam nenhuma informação da sua carteira.

Além de poder ser acessada via web, também é compatível com as carteiras Geth, Mist, MetaMask, Jaxx, Ledger Nano e Trezor. Se você ainda não tiver disponibilidade financeira para comprar uma carteira de hardware, pode usar o MyEtherWallet num computador offline.

MetaMask

MetaMask

O MetaMask é uma carteira Ethereum muito popular para desktop (Chrome, Firefox, Opera e navegador Brave). Esta carteira foi financiada pela Fundação Ethereum e ConsenSys.

Esta carteira não só permite que você armazene e envie Ether (ETH) e tokens ERC-20, como também permite que você acesse a aplicativos descentralizados da rede Ethereum.

As suas chaves privadas são armazenadas no seu computador e são criptografadas com uma senha. Você pode exportar as suas chaves privadas a qualquer momento. A MetaMask também permite que você configure uma frase de backup de 12 palavras.

Exodus - Carteiras Ethereum

Exodus

A Exodus é uma carteira gratuita disponível apenas para dispositivos desktop (Windows, Mac e Linux). Foi desenvolvida em 2015 por JP Richardson e Daniel Castagnoli.

Você pode armazenar nesta carteira Ethereum, Bitcoin, Litecoin, EOS, Dash e dezenas de outras moedas. Também pode trocar instantaneamente as suas moedas na conta usando o serviço ShapeShift.

Uma das grandes vantagens desta carteira é a sua interface amigável. Além disso, também é fácil de usar, suporta dezenas de moedas e tem um excelente suporte ao cliente.

Para usar a carteira Exodus, é necessário estar sempre conectado à Internet. Mas não se preocupe, pois as suas chaves privadas são guardadas localmente no seu dispositivo.

Jaxx Wallet - Carteira Ethereum

Jaxx

A Jaxx é uma carteira gratuita para Ethereum, Bitcoin e várias outras moedas, incluído tokens ERC-20. Esta carteira é compatível com Windows, Mac, Linux, Android, iPhone, iPad e também tem uma extensão disponível para os navegadores Google Chrome e Firefox.

Para aumentar a segurança dos seus fundos você pode definir um código PIN de quatro dígitos. Além disso, também pode configurar uma frase de backup de 12 palavras. Por exemplo, se perder o seu dispositivo você pode recuperar os fundos usando a frase de backup.

As suas chaves privadas são guardadas no seu dispositivo, nenhuma informação é compartilhada com o servidor da Jaxx. Você é responsável pela segurança da sua carteira.

Coinbase

Coinbase

A Coinbase é uma das plataformas mais populares para compra e venda de Ethereum, Bitcoin, Bitcoin Cash e Litecoin. Este serviço também é uma maneira barata e rápida para armazenar os seus fundos.

No entanto, a grande desvantagem de armazenar as suas moedas na Coinbase é que você não controla as chaves privadas. Elas são armazenadas nos servidores desta empresa.

Para resolver parte deste problema, agora a Coinbase disponibiliza um opção de armazenamento mais avançado chamado de Vault. Este serviço oferece armazenamento frio, múltiplos aprovadores e levantamentos adiados para evitar fraudes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *