As moedas digitais e o blockchain são uma das faces da transformação digital que pode mudar toda a economia. Tudo começou com a moeda Bitcoin, mas agora há milhares de outras moedas que prometem lutar pelo seu público alvo.

Mas depois de ganharem popularidade entre as pessoas e investidores de todos os cantos do mundo, as moedas digitais começam a ser vistas como algo que pode fragilizar o sistema bancário tradicional.

Sendo assim as autoridades, políticos e bancos tentam regulamentar, proibir ou limitar a sua compra. Muitas empresas de cartões de crédito e bancos já estão a proibir as transferências ou recebimento de dinheiro relacionado com as criptomoedas.

Qual pode ser uma solução para este problema? O Bankera pode ser uma das soluções, assim como vários outros cripto bancos que estão a surgir.

O que é o Bankera?

Quem não sonha em ter o seu dinheiro fiat e as suas criptomoedas guardadas no mesmo banco? Quem não gostaria de poder pedir empréstimos em forma de criptomoedas?

O Bankera promete ser um banco regulamentado para a nova era do blockchain. Este banco digital pretende oferecer os serviços bancários tradicionais, oferecendo suporte para as moedas fiduciárias e criptomoedas.

Nota: O video tem legendas disponíveis em português, basta usar essa opção.

O Bankera é uma startup?

Não, o Bankera não é uma startup. É um fork operacional da SpectroCoin. E o que é a SpectroCoin?

A SpectroCoin é uma plataforma que permite fazer o cambio de moedas, carteiras e ainda o processamento de pagamentos.

Esta plataforma em crescimento conta atualmente com 50 funcionários, mais de 500 mil utilizadores, mais de 60 mil cartões emitidos e com toda a infraestrutura de TI necessária.

Então porque foi necessário criar o Bankera? Porque é necessário ter uma reserva de capital que permita atingir a escala de um banco.

Qual a diferença entre o Bankera e SpectroCoin?

A SpectroCoin pode ser comparada com uma exchange, como a Binance, Upbit e KuCoin, onde o objetivo é o cambio de criptomoedas e carteiras.

O Bankera quer ser uma evolução natural da SpectroCoin, criando uma ligação entre o mundo das criptomoedas (ex: BTC, ETH) e das fiduciárias (ex: USD, EUR).

O foco principal do banco Bankera serão as soluções bancárias e pagamentos eficientes.

Como foi angariado o capital para este projeto?

O capital para financiar o Bankera foi angariado através de uma ICO. Porque foi utilizada uma ICO?

Para desenvolver um banco é preciso muito capital para competir em pé de igualdade com bancos existentes. Sendo assim, a ICO vai fornecer o capital necessário para iniciar a sua atividade bancária.

Qual a vantagem de ter comprado os tokens durante a ICO?

Quem comprou os tokens Bankera (BNK) durante a ICO recebe 20% de toda a receita líquida das transações. Estes dividendos são pagos mensalmente em Ethereum (ETH). Pode acompanhar aqui a distribuição dos dividendos.

Os tokens BKN também serão aceites para pagamentos de serviços do Bankera (ex: pagar as tarifas mensais do seu cartão com este token). Se usar este meio de pagamento terá direito a preços especiais.

Além disso os participantes que contribuiram com mais de 1000 euros na pré-ICO e ICO têm direito a receber um cartão e uma conta IBAN gratuitamente.

Qual é a equipa deste projeto?

As caras mais conhecidas do Bankera são os lituanos Vytautas Karalevičius (CEO) e Mantas Mockevičius (Co-Fundador). Afinal quem são eles?

Vytautas Karalevičius e Mantas Mockevičius

Vytautas Karalevičius dantes de estar neste projeto trabalhou na Bloomberg na cidade de Londres como consultor de Gestão. (perfil LinkedIn)

Atualmente está a tirar o doutorado em moedas digitais na Universidade de KU Leuven na Bélgica. Também conduz pesquisas sobre o potencial da tecnologia blockchain.

O Mantas Mockevičius é bacharel em economia e mestre em finanças. Este lituano possui mais de 8 anos de experiência em gestão de operações em câmbios eletrónicos e moedas digitais. (perfil LinkedIn)

Outros membros chave deste projeto são: Justas Dobiliauskas, Craig Grant, Susana Wessling, Egle Eidimtaite, Rūta Čižinauskaitė e Tse-Hsin Lu.

Além destas pessoas referidas existe uma vasta equipa, que inclui especialistas em: criptomoedas, blockchain, operações bancárias, processamento de pagamento, inteligência artificial, marketing, economia e muitas outras áreas.

Quem são os conselheiros deste projeto?

Lon Wong é um dos principais conselheiros deste banco digital. Quem é o Long Wong? É o presidente da fundação NEM.io e CEO da Dragonfly Fintech. Também é o cérebro de desenvolvimento blockchain da NEM.

Também podemos encontrar membros do parlamento europeu na lista de conselheiros, como Antanas Guoga e Eva Kaili. Além de pessoas relacionadas com a industria bancária (Audrius Žiugžda e Martin St-Hilaire).

Bankera

Quais os serviços que serão oferecidos?

O Bankera pretende ser um um banco digital que contará com uma vasta lista de serviços:

Pagamentos

A solução de pagamentos incluirá os produtos tradicionais de um banco, como o IBAN, catões de débito e processamentos de pagamentos.

Pretende também oferecer suporte a grande parte das criptomoedas, como Bitcoin, Dash, EThereum (inclusive tokens ERC20), NEM, Monero, Nano e muitas outras.

Empréstimos e depósitos

Uma parte importante do negócio deste banco digital será os empréstimos e depósitos dos seus clientes.

Caso seja bem sucedido o Bankera pretende oferecer taxas de juro muito aliciantes aos seus clientes.

Investimentos

As ofertas de soluções em investimentos são um dos serviços que este banco pretende disponibilizar aos seus clientes individuais e empresariais.

Inicialmente pretende-se começar com fundos de índices (ETFs) de baixo-custo, depois a oferta será estendida a serviços de negociação, aconselhamento, corretagem, custódia, gestão de património.

A oferta de investimento em cripto fundos (um portfólio de várias criptomoedas e cripto tokens) também são um dos serviços de investimento que o Bankera pretende oferecer.

Onde comprar os tokens Bankera (BNK)?

Atualmente os tokens BNK apenas podem ser comprados na exchange SpectroCoin.

A equipa deste banco digital trabalha todos os dias para o token ser listado em exchanges maiores, como Binance, Bitfinex, Upbit, Kucoin.

Assim que este token for listado em mais exchanges este artigo será atualizado.

Qual a melhor carteira?

Atualmente a única maneira de guardar os seus tokens é deixar na exchange online SpectroCoin.

Está previsto no futuro o lançamento de carteiras deskop (para Windows, Mac OS e Linux), carteiras mobile para Android e iOS e ainda carteiras de papel.

Roteiro de desenvolvimento e Whitepaper

De seguida podemos acompanhar o roadmap (roteiro) deste token, que inclui as fases a serem realizadas e algumas já concluídas:

Roteiro Roadmap Bankera

O que podemos retirar deste roteiro, é que este projeto é a longo prazo e que conta também com muita ambição.

Caso queira saber mais informações sobre este banco digital, deve ler o seu whitepaper em português (clique no link para abrir o ficheiro PDF).

O que acha deste token? Já comprou ou está a pensar comprar? Deixe o seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

4 × four =