A Cryptopia é uma das inúmeras trocas de criptomoedas que permite aos seus usuários comprar e vender os seus ativos. Esta plataforma é peer to peer, ou seja os negócios são feitos diretamente entre os seus usuários.

A Cryptopia foi fundada em 2014 por Adam Clark e Robert Dawson, segundo os registos é uma empresa completamente legitima registada na Nova Zelândia.

Esta plataforma está classificada entre as primeiras 60 maiores exchanges, segundos os dados diários do volume de negociação.

Apesar da Cryptopia não ter um grande volume de negociação nas moedas mais comuns (Bitcoin, Ethereum, Litcoin), é muito conhecida por disponibilizar moedas mais desconhecidas ou que tenham sido criadas há pouco tempo.

Além da tradicional negociação de moedas, possui outros recursos que podem ser muito úteis:

Arbitragem: A função arbitragem permite ver o preço das moedas listadas em outras exchanges. Esta característica é muito importante para quem faz arbitragem, podendo assim tomar decisões mais acertadas e de forma mais rápida.

Markeplace: Neste espaço você pode vender qualquer produto ou serviço, para qualquer pessoa do mundo. Em troca dos produtos ou serviços, você recebe em uma das criptomoedas que escolher.

Loteria: Esta plataforma possui a sua própria loteria. Os usuários podem participar e ganhar uma loteria diária ou mensal. Normalmente são premiados os três primeiros lugares.

Informações das moedas: Possui uma página de informações sobre todas as moedas listadas. Neste momento existem mais 500 moedas negociadas na plataforma.

Como você se inscreve e verifica a conta?

Para começar a negociar na Cryptopia, é necessário inscrever-se na plataforma. Para criar a sua conta deve preencher o formulário de inscrição no site. Depois você precisa verificar o seu endereço de e-mail.

Após ter feito estes passos é automaticamente colocado no Nível 1 de verificação, podendo diariamente retirar até um limite de $5000.00 NZD.

Cryptopia - Registo

Para a sua conta passar para o Nível 2 com um limite diário de $50000.00 NZD, deve preencher e enviar os dados e documentos solicitados.

Caso, necessite de limites mais altos deve contatar diretamente a empresa.

Como negociar na exchange?

Para começar a negociar na plataforma, deve clicar em “Exchange” -> “Markets” no site. Depois no lado esquerdo pode selecionar um dos guias – BTC, USDT, NZDT, LTC ou DOGE para ver as opções de pares para negociação.

Cryptopia

Após escolher a moeda que quer negociar, basta colocar uma ordem de compra ou venda na caixa “Buy” ou “Sell”. Você pode inserir manualmente o preço a deseja comprar ou vender a moeda selecionada ou usar a cotação do último preço.

Uma vez colocada a ordem de compra ou venda, ela será mostrada em “My Open Orders”, até que o pedido seja concluído.

Como fazer um depósito ou retirada?

Para fazer um depósito na sua conta, deve clicar no símbolo do Bitcoin que aparece ao lado do nome de usuário e selecionar a opção “Deposit”. De seguida deve selecionar a moeda, sendo automaticamente gerado um endereço de depósito.

Após isso você poderá enviar os seus fundos para a sua conta. Recomendamos que faça depósitos em Litecoin ou Ethereum, pois têm taxas de transação mais baixas que o Bitcoin.

Cryptopia - Deposito

Para fazer uma retirada, deve clicar novamente no símbolo do Bitcoin e selecionar a opção “Withdraw”. Depois basta escolher a moeda que você quer enviar para outro endereço.

Cryptopia - Retirada

Quais as moedas suportadas?

A Cryptopia é uma platforma que disponibiliza para negociação mais de 500 moedas e tokens, desde Electroneum, ZClassic, Ethereum, Bitcoin, ReddCoin, Litecoin, Dogecoin, Revain, Bitcore, Verge, GoByte, Oyster, NEO, XtraBytes e muitas outras.

Os pares com maior volume de negociação são: ETN/BTC, ZCL/BTC, ETH/BTC, BTC/USDT, RDD/BTC, DOGE/BTC e LTC/BTC.

Limites e Taxas

Neste momento a Cryptopia cobra uma taxa de negociação de 0,2%, em ordens de compras e venda.

Não são cobradas taxas ao depositar criptomoedas na sua conta. Também não existem limites de depósitos.

De seguida confira as taxas de retirada e as retiradas mínimas de algumas moedas:

Infelizmente esta plataforma, não permite o depósitos em Dolar, Euro ou Real. A única moeda fiduciária aceite é o dólar neozelandês (NZD) e apenas para pessoas residentes na Nova Zelândia.

Segurança

Um dos grandes problemas das trocas de criptomoedas são as falhas de segurança, que por vezes permitem o roubo de milhões de moedas.

Podemos referir que usar a Cryptopia é relativamente seguro, caso você cumpra as normas básicas de segurança:

  • Sempre que visitar a Cryptopia, confira que o site é o genuíno;
  • Deve habilitar logo após o registo a autenticação de dois fatores;
  • Não deve instalar nenhum plugin no seu navegador, que alegue estar associado com a Cryptopia;
  • Nunca envie fundos a qualquer pessoa que afirme ser um membro da equipa de suporte.

Nota: Recomendamos que retire as suas moedas para a sua própria carteira privada, caso não queira fazer trading.

Suporte ao Cliente

Você na Cryptopia pode entrar em contato com a equipa do suporte, enviando um ticket para problemas específicos, como problemas com a carteira de uma moeda, uma retirada mal sucedida ou reportar um erro.

Esta plataforma também disponibiliza suporte através de chat, fóruns e redes sociais. Estes dois últimos permitem que peça ajuda aos membros da comunidade, sendo uma forma de resolver problemas ou esclarecer dúvidas de maneira mais rápida.

O crescimento exponencial de usuários, tem sido um dos problemas de quase todas as empresas deste mercado. Tem sido muito difícil para as empresas acompanharem a demanda.

Conclusão: A Cryptopia é confiável?

Sim, podemos consideram a Cryptopia uma exchange confiável e segura.

Esta plataforma tem diversos aspetos positivos como as taxas de negociação baixas (tal como a Binance), tem uma grande comunidade de utilizadores e é uma plataforma simples e intuitiva para iniciantes.

Além disso, também disponibiliza uma quantidade fantástica de moedas, são mais de 500 para negociar, muitas ainda desconhecidas do usuário comum.

Apesar das coisas boas, esta plataforma também tem alguns contras. O site só está disponível em inglês o que pode dificultar a vida a muitas pessoas. Para ultrapassar este problema deve usar o tradutor.

Também tem um suporte ao cliente um pouco lento, um interface algo datada e por vezes deixa as carteiras das moedas em manutenção por um longo período de tempo e apenas aceita moeda fiduciária para pessoas residentes na Nova Zelândia.

Sendo assim, podemos também referir que a Cryptopia é uma exchange diferente, mas muito importante no mundo das criptmoedas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

four − 2 =