A moeda Dogecoin foi criada como uma brincadeira no final do ano de 2013. O nome desta moeda foi inspirado no meme Doge, que tem o rosto de um cão de raça Shiba Inu e que fala em Comic Sans.

Esta moeda na altura ganhou muita popularidade no Reddit e em diversos fóruns, principalmente por ser uma piada e também por ser fácil e extremamente barato acumular milhares ou mesmo milhões de moedas.

Quem criou o Dogecoin?

Esta moeda foi criada por Jackson Palmer e Billy Markus. Palmer, que na altura trabalhava no marketing da Adobe na Austrália teve a ideia de criar uma moeda com o rosto do cão.

Billy Markus que na mesma altura estava a trabalhar no código do Bitcoin para desenvolver uma nova moeda, quando encontrou o projeto de Jackson Palmer. Depois começaram a desenvolver o Dogecoin em conjunto.

Dogecoin

Porque usar a moeda Dogecoin? 

Embora a moeda Dogecoin tenha sido criada numa brincadeira, ela se tornou num pilar importante no mundo das criptomoedas. Hoje o Dogecoin é bastante utilizado devido às suas taxas de transação bastante baixas e aos tempos de transação extremamente rápidos.

Por exemplo, se você quiser retirar uma criptomoeda de uma exchange, pode ficar muito caro se a moeda for o Bitcoin. Portanto, alguns traders trocam Bitcoin por Dogecoin e então retiram os fundos da exchange, sendo que depois convertem novamente Dogecoin ou em outra moeda.

Tecnologia da Moeda

A moeda Dogecoin é um fork da Luckycoin, que por sua vez era um fork do Litecoin. Portanto, o Dogecoin tem várias características semelhantes ao Litecoin, mas não iguais.

Por exemplo, esta moeda usa o algoritmo Scrypt, que foi originalmente projetado para que as ASIC’s não pudessem minerar o Bitcoin. Esta moeda usa o algoritmo de consenso – Prova do Trabalho (POW). Nenhuma moeda foi pré-minada e o tempo de bloqueio desta moeda é de 60 segundos.

Quantas moedas podem ser mineradas?

O Dogecoin, ao contrário do Bitcoin foi projetado para ter uma oferta de moedas muito grande, com o propósito de manter a moeda acessível a todos.

Inicialmente, estava previsto o Dogecoin ter um fornecimento máximo de aproximadamente 100 biliões de moedas, mas depois essa especificação foi modificada com o principal propósito de manter a rede do Dogecoin segura e continuar a distribui recompensas aos mineiros.

O Dogecoin tem uma oferta ilimitada de moedas e é estimado que anualmente sejam mineradas mais de 5,2 bilhões de novas moedas.

Mineração de Dogecoin

A mineração é o processo de ser recompensado com novos Dogecoin. A mineração é como jogar na loteria. Mas para jogar na loteria o seu computador tem de fazer algum trabalho, que envolve confirmar e verificar transações.

Muitos computadores trabalham ao mesmo tempo no mesmo bloco de transações, mas apenas um pode receber a recompensa de novas moedas. Aquele que ganha as novas moedas é o nó que adiciona o novo bloco ao antigo bloco de transações. Isto é concluído usando complexas equações matemáticas.

O nó que resolver em primeiro lugar o problema matemático ganha. De seguida, pode anexar o bloco de transações recém-confirmado ao restante blockchain.

Como minerar Dogecoin

Há duas maneiras de minerar a moeda Dogecoin, sozinho ou numa pool de mineração Dogecoin.

O que é uma pool de mineração?

Uma pool de mineração é quando um grupo de usuários compartilha o seu poder de computação para aumentar as chances de ganhar novas moedas a confirmar transações. A recompensa é divida em partes iguais pelos usuários da pool.

Mineração: Pool vs Sozinho

Quando você faz parte de uma pool de mineração, tem que pagar taxas. Além disso, quando a pool extrai um bloco, você receberá apenas uma pequena parte da recompensa. No entanto, as pools conseguem minerar blocos com muita maior frequência que os mineiros que mineram sozinhos.

Se você escolher minerar sozinho, corre o risco de esperar semanas ou até meses para confirmar uma transação. Isto acontece porque há muita concorrência. Uma das poucas vantagens de minerar sozinho é não compartilhar as recompensas, nem pagar taxas.

Se você for um iniciante, recomendamos que opte por minerar Dogecoin numa pool. Desta forma, não precisa de esperar tanto tempo para minerar uma nova moeda.

O que preciso para começar a minerar Dogecoin?

Antes de começar a minerar Dogecoin, você precisa cumprir alguns requisitos básicos:

  • Um computador com o sistema operativo Windows, OS X ou Linux
  • Uma ligação à Internet
  • Para minerar esta moeda, você precisa da carteira completa – Dogecoin Core

Hardware e Software para minerar Dogecoin:

  • CPU do seu PC: A CPU do seu computador provavelmente é poderosa o suficiente para minerar Dogecoin. No entanto, não é recomendado. A mineração pode causar sobreaquecimento e causar danos no seu computador.
  • Placa gráfica (GPU): As placas gráficas além de serem usadas para melhorar os gráficos do seu computador, também podem ser usadas para minerar. Há muitas GPU’s no mercado recomendadas para a mineração.
  • Scrypt ASIC: Este produto é projetado apenas para minerar moedas. As Scrypt ASIC estão programadas para minerar moedas baseadas em Scrypt, como o Dogecoin e o Litecoin. As ASIC são muito poderosas, mas também muito caras.

Você pode escolher uma CPU, uma GPU ou uma ASIC para minerar Dogecoin. Deve analisar os pontos positivos e negativos de cada uma e escolher a melhor opção para si.

Você também deve usar um software que funciona melhor com o hardware que você está a usar para minerar.

A mineração da moeda Dogecoin é rentável?

Infelizmente, não é rentável minerar esta moeda. Se você optar por minerar esta moeda sozinho, será difícil obter algum lucro e provavelmente você gastará mais dinheiro em eletricidade e hardware do que ganharia na mineração. Mesmo que você escolha uma pool ou uma pool na nuvem, os seus lucros serão pequenos.

Então porque devo minerar esta moeda? Minerar Dogecoin pode ser uma maneira de se iniciar na mineração e também é uma forma de se envolver na fantástica comunidade da moeda.

Como conseguir moedas grátis

O Dogecoin é uma moeda que devido ao seu elevado número de moedas tem um valor muito baixo, por isso existem centenas de sites espalhados pela Internet que oferecem moedas em troca de tarefas. Para encontrar sites que oferecem moedas, basta pesquisar por: “dogecoin free” ou “dogecoin faucet”.

Esta estratégia é muito usada pelos desenvolvedores e pela comunidade para promover as suas moedas. Por exemplo, nos primeiros tempos do Bitcoin existiam sites e pessoas que ofereciam Bitcoins grátis em troca da resolução de captchas e de outras tarefas.

O que são faucets?

Faucets são sites que pagam em Dogecoin ou outras criptomoedas após você cumprir determinados requisitos que podem variar de site para site. Esta é provavelmente a melhor forma de você conseguir os primeiros Dogecoin grátis.

Por exemplo, também pode ganhar moedas Dogecoin clicando em anúncios, assistir vídeos, completar desafios, resolver captchas e até a jogar jogos.

Atenção: Tenha muita atenção aos sites que vai usar para ganhar Dogecoins, pesquise se o site é confiável ou não. Existem muitos sites que não passam de autênticas fraudes.

Onde comprar

Você pode comprar a moeda Dogecoin em várias plataformas de negociação de criptomoedas. Mas infelizmente, há poucas opções confiáveis onde possa comprar ou vender Dogecoin com moeda fiat (Dólar, Euro ou Real). De seguida apresentamos três sugestões de exchanges confiáveis onde você pode negociar:

Bittrex - Onde comprar Dogecoin

Bittrex

Fundada em 2014, a Bittrex é uma exchange norte-americana que disponibiliza o par de negociação DOGE/BTC. A inscrição na plataforma é um processo simples e rápido. Você pode começar a negociar sem verificar a sua conta, tendo um limite de retirada diário de 0,4 BTC.

Todas as negociações na plataforma pagam uma taxa de 0,25%. Não é cobrada qualquer taxa nos depósitos, enquanto que as retiradas pagam uma taxa que varia de moeda para moeda.

Poloniex - Onde comprar Dogecoin

Poloniex

A Poloniex é uma empresa lançada em 2014 e baseada na cidade de Delaware, nos EUA. Esta empresa foi adquirida em 2018 pela startup Circle. Esta exchange tem um dos maiores volumes de negociação da moeda Dogecoin. Esta plataforma disponibiliza apenas um par de negociação DOGE/BTC.

Você para começar a negociar na Poloniex sem verificar a sua conta, tendo assim um limite diário de retiradas no valor de US $2000. As taxas de negociação variam entre 0% e 0,20%, dependendo se você é um “Taker” ou um “Maker” e do volume negociado nos últimos 30 dias.

Esta empresa não cobra qualquer taxa de depósito. A taxa de retirada da moeda Dogecoin é de 5 DOGE por cada transação realizada.

A Poloniex aposta forte na segurança dos fundos dos seus clientes, eles afirmam que a maioria dos fundos é armazenado em carteiras frias, apenas é deixado online o indispensável para as operações do dia-a-dia. O suporte ao cliente desta empresa pode ser lento a responder às suas dúvidas.

HitBTC - Onde comprar Dogecoin

HitBTC

A HitBTC é uma plataforma de negociação de criptomoedas fundada em 2013 e sediada em Hong Kong. Esta plataforma disponibiliza os pares de negociação DOGE/BTC, DOGE/ETH e DOGE/USDT para a compra e venda de Dogecoin.

Você pode começar a negociar na HitBTC sem verificar a sua conta. As taxas de negociação são baixas, sendo que os “Takers” pagam 0,1% de taxa, enquanto os “Makers” não pagam qualquer taxa e ainda recebem um desconto de 0,01%.

Os depósitos de moedas não pagam qualquer tipo de taxa. Não é possível depositar moedas fiat (Dólar, Euro ou Real) nesta plataforma.  As retiradas de moedas pagam uma taxa que varia de moeda para moeda. Se você quiser retirar os seus Dogecoin desta exchange paga uma taxa de 2 DOGE por cada transação.

Comprar Dogecoin no Brasil

No Brasil não existe nenhuma exchange com credibilidade a vender esta moeda. Mas se mesmo assim, você quiser comprar Dogecoin com a moeda fiat Real vai ter de correr alguns riscos.

Algumas formas de comprar Dogecoin no Brasil:

  • No Mercado Livre existem diversos revendedores desta moeda, mas as cotações são altas devido aos custos operacionais.
  • No Facebook também é possível encontrar revendedores, o risco de fraude é mais elevado do que no Mercado Livre. A cotação também é muito elevada. Antes de comprar deve obter feedback de outros clientes.
  • Em sites que vendem pacotes de moedas, além do risco de fraude, o preço é muito elevado comparativamente ao de uma exchange.

Carteiras

Se você quer comprar a moeda Dogecoin, você precisa de uma carteira segura para armazenar as suas moedas. Neste momento no mercado existe uma grande variedade de carteiras Dogecoin, o que poderá dificultar a tarefa de escolher a sua carteira.

Ledger Nano S

Ledger Nano S

A carteira de hardware Ledger Nano S é uma das mais populares do mercado. Este dispositivo pode ser usado para armazenar Dogecoin, Bitcoin, Ethereum, Litecoin, Dash e várias outras moedas.

O processo de configuração da Ledger Nano S é muito simples e rápido. Você vai ter de criar um código PIN de quatro dígitos para proteger as chaves privadas e gerar uma frase de recuperação (seed) de 24 palavras, que é usada para recuperar os fundos da sua carteira em caso de perda, roubo ou destruição do dispositivo.

Para garantir a segurança das transações, você tem de confirmar manualmente pressionando os dois botões do dispositivo. Esta carteira de hardware também possui um display que permite rastrear todas as transações.

Coinomi - Carteira de Bitcoin

Coinomi

O Coinomi é uma carteira gratuita disponível apenas para Android e iOS. Você nesta carteira pode armazenar centenas de moedas, incluindo Dogecoin, Bitcoin, Litecoin, Ethereum, Dash e Zcash. Para facilitar o seu trabalho, você pode converter instantaneamente as suas moedas no aplicativo, através do ShapeShift ou do Changelly.

Um dos principais objetivos deste aplicativo é garantir a sua privacidade e anonimato. Nesta carteira não é necessário vincular a sua identidade ou qualquer outro dado, o endereço de IP é ocultado e não existe rastreamento das suas transações.

Jaxx Wallet

Jaxx

A carteira Jaxx é gratuita e permite armazenar Dogecoin, Bitcoin, Ethereum, Litecoin, Dash, Bitcoin Cash, Zcash e várias outras moedas. Também suporta qualquer token ERC-20, mas para realizar transações precisa de integrar com o MyEtherWallet.

Esta carteira é compatível com o Windows, Mac, Linux, Android, iPhone, Tablet, iPad e também tem uma extensão disponível para o Chrome e Firefox. Você pode converter as suas moedas instantaneamente na sua conta Jaxx, usando o serviço ShapeShift.

A configuração desta carteira é simples e rápida, você tem de configurar um código PIN de quatro dígitos para proteger as suas chaves privadas. Também pode gerar uma frase de backup (seed), que permite recuperar o acesso aos seus fundos em caso de perda, roubo ou destruição do seu dispositivo.

Dogecoin Wallet

Dogecoin Wallet

A Dogecoin Wallet é a carteira oficial da moeda Dogecoin. Esta carteira está disponível para Windows, Mac, Linux e Android. Infelizmente, esta carteira ainda não tem uma versão para iPhone.

A carteira é muito fácil de configurar e usar. O processo de sincronização demora apenas alguns minutos se escolher a versão leve, caso escolha a versão completa pode demorar mais algum tempo e ocupa mais espaço. A grande vantagem da carteira completa é que você pode minerar a moeda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

4 × two =