Apesar de muito associada ao Bitcoin, a tecnologia blockchain tem muitas outras aplicações além das moedas digitais. Na verdade, o Bitcoin é apenas um dos milhares de aplicativos que usam a tecnologia blockchain hoje em dia.

Até há pouco tempo, o desenvolvimento de aplicativos blockchain exigia um complexo conhecimento em programação, criptografia, matemática e também elevados recursos. Agora os tempos mudaram.

Graças a plataforma Ethereum aplicações anteriormente inimagináveis, como o registro do histórico médico, transferências financeiras, registro de títulos de propriedade ou voto electrónico estão sendo desenvolvidos e implementados mais rapidamente do que nunca.

O que é o Ethereum para iniciantes?

O Ethereum pode ser definido para os iniciantes como uma plataforma de software aberto baseada na tecnologia blockchain que permite aos desenvolvedores criar e implementar aplicativos descentralizados.

O Ethereum é semelhante ao Bitcoin?

Na verdade, existem algumas diferenças técnicas entre os dois, sendo o seu propósito e capacidade a principal distinção entre o Ethereum e o Bitcoin.

O Bitcoin oferece uma aplicação particular da tecnologia blockchain, um sistema de dinheiro electrónico peer-to-peer que permite pagamentos online com a moeda Bitcoin. Enquanto o blockchain Bitcoin é usado para rastrear a propriedade dos bitcoins, o blockchain Ethereum é usado para executar o código de programação de qualquer aplicativo descentralizado.

Quais são os concorrentes do Ethereum? Os principais concorrentes da plataforma Ethereum são o NEO, Stratis, LISK, EOS, Waves, Ethereum Classic e Chainlink.

Ethereum

Quem criou o Ethereum?

O criador da Ethereum, é Vitalik Buterin, um programador russo-canadense que anteriormente também já tinha sido um co-fundador da revista Bitcoin Magazine. Vitalik também se dedica a escrever sobre os mais variados assuntos relacionados com criptomoedas.

Bitcoin Magazine - Vitalik Buterin

Vitalik Buterin nasceu a 31 de janeiro de 1994 na cidade de Kolomna, na Rússia onde viveu apenas até aos 6 anos de idade. Depois foi com os seus pais para o Canadá em busca de melhores oportunidades de emprego.

Quando frequentava o terceiro ano numa escola do Canadá , Vitalik Buterin foi colocado numa sala exclusiva para crianças sobredotadas e começou a aprofundar os seus conhecimentos em programação, matemática e e economia.

Vitalik Buterin

Buterin teve o seu primeiro contato com o Bitcoin aos 17 anos de idade graças ao seu pai. Em 2013, visitou vários desenvolvedores de outros países e quando regressou a Toronto publicou um whitpaper propondo a criação do Ethereum.

Frequentou a Universidade de Waterloo mas não chegou a terminar o curso de ciências da computação. Abandonou o curso após receber uma bolsa no valor de US$ 100.00 e passou a trabalhar na plataforma Ethereum a tempo integral. Atualmente vive em Singapura e continua a trabalhar em diversos projetos.

Moeda e Tecnologia

Você sabe qual é a moeda da plataforma Ethereum ou para que serve o Gás? Também sabe o que é uma ICO ou um token ERC-20? Neste capítulo fique a saber tudo sobre a tecnologia desta plataforma.

Ether (ETH)

O Ether (ETH) é a moeda da plataforma Ethereum. Esta moeda tem a função de servir como pagamento para as operações e aplicativos que rodam dentro da rede. É também um incentivo para que os programadores escrevam aplicativos de qualidade e para que a rede permaneça saudável.

Gás

O Gás é uma unidade que mede a quantidade de esforço computacional necessário para executar uma transação, um contrato inteligente ou até mesmo um ICO na rede Ethereum. Este sistema é muito semelhante ao uso dos Kilowatts (kW) para medir a eletricidade consumida na sua casa. A eletricidade que você usa não é medida em euros ou reais, mas sim kilowatts por hora.

É muito importante entender que diferentes tipos de transações exigem uma quantidade diferente de gás para serem concluídas. Os contratos inteligentes são executados por mineradores, que gastam o seu próprio tempo, eletricidade e hardware para executar os códigos e finalizar as transações.

O que é o limite de gás? O limite de gás é a quantidade de gás que você está disposto a gastar em uma determinada transação. A transferência padrão de ETH requer um limite de gás de 21.00 unidades de gás. Quanto mais complexos forem os códigos que você quer executar, mais gás você terá que pagar.

O limite de gás funciona como um mecanismo de segurança que protege você de ficar sem fundos, devido a possíveis erros no código e bugs no contrato inteligente. Voc

O que acontece se especificar muito pouco gás? A sua transação será inicialmente executada pelos mineiros, mas assim que o gás acabe, os mineiros param de executar a transação. O blockchain vai registar a transação como “falhada”, sendo que o ETH ainda estará na sua carteira. Não será possível recuperar o gás usado numa transação falhada.

Preciso preocupar em definir o valor do gás limite? Não, interfaces como o MyEtherWallet e o Metamask definem automaticamente os limites de gás para um valor padrão para os diferentes tipos de transações.

O que é o preço do gás? O preço do gás é a quantidade de Ether (ETH) que você está disposto a pagar por cada unidade de gás, sendo geralmente medida em “Gwei”.

ICO’s

Uma ICO (Oferta Inicial de Moedas) é um novo método de financiamento que permite as startups emitirem moedas ou tokens para financiar o desenvolvimento dos seus produtos.

Porque as startups usam este método de financiamento? As ICO’s são usadas pelas startups para evitar o rigoroso e regulamentado processo de captação de capital exigido pelos investidores de risco.

Em primeiro lugar, uma startup cria uma nova moeda ou token através de uma das várias plataformas existentes no mercado. Uma das principais plataformas é o Ethereum, que disponibiliza um kit de ferramentas que permite a qualquer empresa criar a sua moeda com grande facilidade.

De seguida, a empresa faz uma ICO na qual os investidores de varejo podem comprar a moedas ou token da empresa. Os investidores pagarão a moeda ou token com outras criptomoedas como Ether ou Bitcoin, ou até mesmo como moeda fiduciária (USD ou EUR).

Ao contrário de outros métodos de captação de fundos, como uma oferta pública inicial (IPO) o investidor de uma ICO não obtém qualquer participação acionista na empresa.

Em vez disso, a promessa feita por uma ICO é que você pode usar a moeda no produto que eventualmente for criado. Outra possibilidade, é a moeda valorizar e você negociar com lucro.

Você deve compreender que as ICO’s são bastante arriscadas, existe diversos casos relatados de ICO’s que não passavam de golpes. Antes de investir em uma ICO deve analisar e ponderar bem o seu investimento.

Tokens ERC-20

O ERC-20 é um protocolo que define certas regras e padrões para a emissão de tokens na rede do Ethereum. Os tokens ERC-20 são projetados e usados somente na plataforma Ethereum.

Estes tokens seguem uma lista de regras para que possam ser compartilhados, trocados por outros tokens ou transferidos para uma determinada carteira. Uma das principais carteiras para armazenar os tokens ERC-20 é a MyEtherWallet.

Qual a diferença entre uma criptomoeda e um token ERC-20?

As criptomoedas como o Bitcoin, Litcoin ou Ether têm a sua própria blockchain, enquanto os tokens ERC-20 não têm um blockchain dedicado, rodando no blockchain do Ethereum.

Como funciona

O funcionamento da plataforma Ethereum pode ser muito complexo para os usuários mais iniciantes. Portanto, de seguida vamos explicar a Máquina Virtual Ethereum (EVM), os Aplicativos Descentralizados (Dapps), os Contratos Inteligentes e as Organizações Autônomas Descentralizadas (DAO).

Máquina Virtual Ethereum

Antes da criação do Ethereum, as aplicaçoes blockchain foram projetadas para fazer um conjunto muito limitado de operações. Por exemplo, moedas como o Bitcoin e Litecoin foram desenvolvidas para operarem apenas como moedas peer-to-peer.

Com estas limitações os desenvolvedores enfrentavam um problema. Reconhecendo esta situação, o criador do Ethereum, Vitalik Buterin, resolveu desenvolver uma nova plataforma – o Ethereum.

A Máquina Virtual Ethereum (EVM) é uma máquina de turing que roda na rede Ethereum – sendo esta a principal inovação do Ethereum. A EVM permite que seja executado qualquer programa, independentemente da linguagem de programação, memória ou tempo.

A EVM torna o processo de criação de aplicativos blockchain muito mais fácil e eficiente. Em vez de ter de desenvolver um blockchain original para cada novo aplicativo, o Ethereum permite o desenvolvimento de milhares de aplicativos diferentes, numa única plataforma.

Aplicativos Descentralizados (Dapps)

O blockchain do Ethereum foi desenvolvido como uma plataforma onde os aplicativos descentralizados podem ser construídos.

Os aplicativos descentralizados (também conhecidos por Dapps) são aplicativos executados em uma rede P2P de computadores, em vez de único computador. Os DApps também são projetados de forma a não serem controlados por uma entidade única.

Os aplicativos descentralizados não precisam necessariamente de ser executados em cima de uma rede Blockchain. Por exemplo, os conhecidos softwares BitTorrent, Popcorn Time, Tor são todos aplicativos descentralizados que são executados em uma rede P2P, mas não em um Blockchain (é um tipo especifico de uma rede P2P).

Um aplicativo descentralizado deve atender os seguintes critérios:

  • O aplicativo deve ser totalmente de código aberto e autónomo. Qualquer alteração só pode ser executada por consenso e nenhuma entidade pode controlar a maioria dos tokens.
  • Os dados da aplicação e os registros de operação devem ser armazenados criptografados em um blockchain descentralizado e público.
  • O aplicativo deve usar um token necessário para acessar ao aplicativo. Os tokens também devem são usados para recompensar os usuários da rede.
  • Os tokens deve gerar tokens usando um algoritmo criptográfico padrão (por exemplo: Prova de Trabalho, Prova de Participação ou Prova de Créditos).

De seguida confira alguns exemplos de aplicativos descentralizados que são executados no blockchain do Ethereum:

Bancor

Bancor

O Bancor é um protocolo blockchain que permite aos seus usuários converter diretamente diferentes tokens sem ter que negociá-los com outro usuário. Qual o problema que resolve esta Dapp? Este projeto procura dar resposta a falta de liquidez que existe atualmente no mercado das criptomoedas.

A falta de liquidez não é problema paras as moedas de topo como Bitcoin, Ethereum ou Litecoin, porque há sempre interessados em negociar estas moedas. Este é um problema para milhares de tokens, que apesar de terem propósitos legítimos ainda não atraíram atenção suficiente no mercado para terem liquidez.

CryptoKitties

CryptoKitties

O CryptoKitties é um jogo baseado em blockchain criado pela Axiom Zen. Este jogo permite aos jogadores comprarem, coletarem, reproduzir e vender vários tipos de gatos. O principal objetivo deste jogo é tornar o blockchain acessível a mais pessoas.

A posse de gatos e os genes são descentralizados, isto significa que são completamente governados por contratos inteligentes. Alguns aspetos deste jogo são centralizados para garantir uma experiência do usuário de qualidade e também para tornar o jogo acessível a todos.

Por exemplo, a propriedade de um gatinho não pode ser alterada a menos que o atual proprietário conceda permissão assinando uma transação Ethereum com a sua chave privada. Cada gato é único e não pode ser replicado, retirado ou destruído.

IDEX

IDEX

O IDEX é uma das trocas descentralizadas mais populares do mercado. Aqui, você pode comprar, vender e armazenar Ether e ERC-20. O seu principal concorrente é o ForkDelta.

Esta plataforma aproveita as vantagens dos contratos inteligentes, permitindo assim que os usuários gerenciem as suas chaves privadas e negociem em um ambiente P2P completamente seguro.

Você pode usar as carteiras Ledger Nano S ou MetaMask com a plataforma IDEX para fortalecer a sua segurança. Não se esqueça de manter as suas frases / senhas / chaves privadas seguras, pois são a única forma de restaurar os seus fundos.

Golem

Golem

Na plataforma Golem é possível aproveitar o poder de computação de outros computadores que estão distantes de nós. Você também pode “emprestar” a sua capacidade de computação para alguém que precisa de um poder computacional extra.

Você pode pensar o Golem como um supercomputador descentralizado ou um mercado onde você pode comprar e vender poder de computação extra. Os usuários podem ganhar dinheiro “alugando” o seu poder computacional. A moeda usada para pagar é o GNT.

Os supercomputadores têm um custo muito elevado, sendo o objetivo do Golem tornar este tipo de poder de computação facilmente acessível em qualquer lugar do mundo e a um custo muito mais baixo.

Smart Contracts

Os smart contracts (contratos inteligentes em português) são sequências de código de computador que é executado automaticamente quando certas condições prédeterminadas são atendidas.

Os contratos inteligentes são executados na blockchain exatamente como foram programados. A grande vantagem dos contratos inteligentes é que não há possibilidade de existir censura, fraude, tempo de inatividade ou interferência de terceiros.

Na rede Ethereum os contratos inteligentes podem ser implementados em quatro linguagens de programação diferentes: Solidity (mais recomendada), Serpent, Mutan e LLL.

Exemplo simples de um contrato inteligente:

  • O João quer apostar com a Raquel 50 Ether (ETH) que o preço do petróleo estará acima de US $100 no dia 15 de Setembro de 2020.
  • Eles concordam com a fonte de dados a usar para determinar o preço do petróleo.
  • Cada um deles deposita 50 ETH num contrato inteligente. O vencedor recebe um total de 100 ETH.
  • No dia 15 de Setembro de 2020, a fonte de dados é consultada e o contrato é imediatamente executado enviando o dinheiro para o vencedor da aposta.

Apesar dos contratos inteligentes serem uma opção impressionante, podem não ser perfeitos, muito por culpa do fator humano, do status legal e dos custos de implementação.

Um dos principais problemas nos contratos inteligentes é o código mal escrito. Sendo os contratos escritos por humanos é muito comum existirem erros e um código com erros pode ser facilmente explorado por hackers.

Além disso, para criar um contrato inteligente é preciso programar e isso pode envolver custos de implementação caso você não saiba programar. Portanto, é importante ter um codificador experiente para criar contratos inteligentes à prova de falhas.

Onde podem ser usados os smart contracts?

Os contratos digitais podem ser usados nos serviços bancários e financeiros, mercados preditivos, substituição de serviços de custódia e intermediários, apólices de seguro, transferências de propriedades, eleições, identidade digital e em muitas outras áreas.

É possível criar smart contracts sem saber programar?

Felizmente já existem serviços como o EtherParty e o BlockCAT que permitem criar smart contracts em Ethereum sem você precisar de programar uma linha de código.

Organizações Autônomas Descentralizadas (DAO)

Como o nome indica, um DAO é uma organização autônoma e descentralizada. A ideia por trás da DAO já existe há algum tempo, no entanto, apenas recentemente se tornou viável, graças à tecnologia blockchain.

Inicialmente, o Bitcoin foi considerado o primeiro DAO totalmente funcional, já que possui um conjunto pré-programado de regras, funcionada de forma autônoma e é coordenado por meio de um protocolo de consenso distribuído.

As DAO’s não são mais que um conjunto de regras programadas num contrato inteligente, que existe autonomamente na Internet, mas ao mesmo tempo, necessita que pessoas executem tarefas que não podem ser feitas sozinhas.

As Organizações Autônomas Descentralizadas são de código aberto, o que significa que qualquer pessoa pode ver o seu código. Todas as transações são registadas no blockchain, tornando os DAO´s totalmente transparentes, imutáveis e incorruptíveis.

Quem controla uma DAO? Depois de um DAO ser implantado, ele se torna autónomo e completamente independente dos seus criadores, bem como de qualquer pessoa. Uma DAO não é controlada por uma empresa, entidade ou governo central.

Assim que um DAO esteja operacional, todas as decisões (como por exemplo: como gastar os fundos) são feitas através de um consenso. Todas as pessoas que compraram uma participação da DAO podem votar e fazer propostas.

Onde comprar Ethereum

Você pode comprar esta moeda em várias plataformas confiáveis de negociação de criptomoedas. Existem diversas opções onde você pode comprar Ethereum diretamente com moedas fiat (USD, EUR e GBP) ou trocar com Bitcoin. De seguida apresentamos quatro sugestões de exchanges internacionais:

Coinbase

Coinbase

A Coinbase é considerado por muitos a plataforma de negociação de moedas mais amigável para iniciantes. Esta empresa está disponível para usuários de 32 países, incluindo Portugal. Infelizmente, ainda não está disponível para usuários do Brasil, nem de outros países da América Latina.

Você pode depositar fundos na plataforma através de transferência bancária e cartão de crédito débito. Os depósitos via transferências bancária (SEPA) são grátis, enquanto as compras instantâneas com cartão de crédito /débito pagam uma taxa de 3,99%.

A taxa padrão de compra e venda é de 1,49%. A retirada de fundos para a sua conta bancária paga uma taxa de € 0,15. Na Coinbase você pode negociar Ethereum (ETH) com Dólar Americano (USD) e Euro (EUR).

Bitfinex

Bitfinex

Fundada em 2012 e sediada em Hong Kong, a Bitfinex é uma das plataformas de negociação de criptomoedas mais conhecidas do mundo e também uma das que apresenta maior volume de negociação diária.

O processo de criação de conta é relativamente simples, bastando inserir o nome de usuário, endereço de e-mail e senha. Os usuários só podem começar a negociar quando as suas conta tiverem um património temporário mínimo de 10 mil dólares.

As taxas de negociação variam de 0% a 0,20%, de acordo com volume negociado nós últimos 30 dias e o estado “Maker” e “Taker”. No depósito de criptomoedas não são cobradas taxas, mas no depósito de moedas fiat (USD, EUR, GBP ou JPY) é cobrada uma taxa de 0,1%. Já a taxa de retirada varia de moeda para moeda.

Na Bitfinex você pode negociar Ethereum com Dólar Americano (USD), Euro (EUR), Libra (GBP), Iene (JPY) e Bitcoin (BTC).

Kraken

Kraken

A Kraken está em funcionamento desde 2011, sendo uma das mais antigas plataformas de negociação de criptomoedas. Esta plataforma usa um sistema com 5 níveis de verificação, sendo que os limites de depósito e retirada dependem do nível de verificação.

As taxas de negociação na Kraken variam de 0% a 0,26%, de acordo com o volume negociado nós últimos 30 dias e se você é um “Maker” ou um “Taker”.

A Kraken permite que você negociei a moeda Ethereum com Dólar Americano (USD), Euro (EUR), Dólar Canadense (CAD), Libra (GBP), Iene (JPY) e Bitcoin (BTC).

Os pagamentos em moeda fiat são realizados através de transferência bancária, caso tenha a sua conta bancária dentro do Espaço Economico Europeu, pode usar o sistema SEPA.

Binance

Binance

A Binance é uma popular exchange baseada em Hong Kong e criada por Changpeng Zhao. Para começar a negociar não é necessário verificar a sua conta. Se não verificar a conta você terá um limite de retirada diário de 2 BTC.

Esta plataforma cobra uma taxa de negociação de 0,1%, mas caso opte por pagar as suas taxas com o token Binance Coin (BNB) você tem um desconto de 50%.

Você na Binance pode negociar a moeda Ethereum (ETH) com Tether (USDT) e Bitcoin (BTC). Infelizmente, não é possível comprar e vender criptomoedas com moedas fiat.

Comprar Ethereum no Brasil

Infelizmente, no Brasil existem poucas opções para comprar Ethereum de forma segura. Para nós a Braziliex é a melhor plataforma para comprar e vender Ethereum no Brasil. Se estiver disposto a correr riscos também pode comprar esta moeda no Mercado Livre ou em grupos do Facebook (P2P).

Braziliex - Comprar Ethereum com reais

Braziliex

A exchange Braziliex foi fundada em 2017 por Rubens Neistei. Esta empresa é muito conhecida no Brasil por ser das poucas corretoras confiáveis que disponibiliza dezenas de moedas para negociação. Você pode começar a negociar na Braziliex sem efetuar a verificação da sua conta, mas terá os seus depósitos e saques limitados.

Para fazer depósitos e saques em Reais é necessário ter a conta verificada. Os depósitos em Reais não pagam qualquer taxa, e apenas podem ser feitos através de transferências bancárias. Os depósitos devem ser realizados de uma conta bancária com o mesmo titular da conta Braziliex.

Os saques em reais pagam uma taxa de R$ 9.00, mas 0,25% do valor que vai retirar. O valor mínimo para efetuar saque é de R$ 30.00. Esta operação normalmente demora um dia útil a ser concluída.

Você nesta corretora brasileira pode comprar e vender a moeda Ethereum (ETH) com Real (BRL) e Bitcoin (BTC).

Carteiras

Se você está interessado em comprar Ethereum (ETH), você precisa de uma carteira segura para armazenar as suas moedas. No mercado existe uma grande variedade de carteiras Ethereum de grande qualidade, o que pode dificultar a tarefa de escolher a carteira indicada para si.

MyEtherWallet

MyEtherWallet

O MyEtherWallet é uma carteira do lado do cliente que permite aos usuários criarem carteiras no blockchain do Ethereum. Foi desenvolvida por Taylor Monahan e Kosala Hemachandra.

Muitas pessoas confundem o MyEtherWallet com uma carteira Web, pois apesar de você poder criar novas carteiras no seu navegador as chaves privadas são guardadas no seu computador ou carteira de hardware. Nenhuma informação é armazenadas nos servidores do MyEtherWallet.

A utilização da carteira MyEtherWallet é completamente gratuita, você apenas vai pagar taxas nas transações que realizar e essas taxas vão para os mineiros que trabalham no blockchain Ethereum. Você também criar a sua carteira de papel de forma muito rápida e segura.

Você no MyEtherWallet pode armazenar Ether (ETH), Ethereum Classic (ETC) e qualquer outro token ERC-20 emitido na plataforma Ethereum. Esta carteira também é compatível com as carteiras Ledger Nano S, Trezor, Mist, MetaMask e Jaxx.

Ledger Nano S

Ledger Nano S

A Ledger Nano S é uma das melhores carteira de hardware do mercado. Esta carteira permite armazenar Ethereum, Ethereum Classic, Bitcoin, Litecoin, Dogecoin e muitas outras moedas e tokens ERC-20. As carteiras concorrentes da Ledger são a Trezor e a KeepKey.

Qual a vantagem de uma carteira de hardware? Numa carteira de hardware os seus fundos são armazenados offline. Para aumentar a segurança do seu dispositivo também pode configurar um código PIN de 4 dígitos. Além disso, as transações são verificadas usando os dois botões físicos do dispositivo.

A caixa deste produto inclui uma carteira Ledger Nano S, um cabo USB, um livro de instruções, uma folha de recuperação e acessórios. Este dispositivo é compatível com Windows, Mac e Linux e também pode ser conectado a um dispositivo Android usando um cabo OTG.

Trezor Wallet

Trezor

O Trezor foi a primeira carteira de hardware inventada para a moeda Bitcoin. No entanto, agora também pode ser usado para armazenar Ethereum (ETH), Ethereum Classic (ETC) e tokens ERC-20, bastando integrar com a carteira MyEtherWallet. Este dispositivo está disponível em branco e preto.

Este dispositivo é do tamanho de uma chave e é conetado ao computador usando um cabo USB. Ele armazena as suas chaves privadas e fundos offline, e além disso, também assina as suas transações. Por exemplo, pode usar o Trezor com segurança mesmo em um computador infetado por malware.

Durante a configuração você deve definir um código PIN para aumentar a segurança da sua carteira. Além disso, também será gerada uma frase de recuperação (seed) de 24 palavras que permite que você recupere os seus fundos, em caso de perda, roubo ou destruição do seu dispositivo.

Jaxx Wallet

Jaxx

A Jaxx é uma popular carteira multi-moeda desenvolvida em 2014 pela empresa canadense Decentral. O fundador desta empresa é conhecido por ser co-fundador do Ethereum. Esta carteira está disponível para o Windows, Mac, Linux, Android, iPhone, Tablet, iPad e Browser (Google Chrome e Firefox).

As chaves privadas da carteira Jaxx são armazenadas no seu dispositivo e bloqueadas por segurança. Você pode configurar um código PIN de quatro números para proteger a sua carteira.

Você durante a configuração da carteira ou posteriormente também pode gerar uma frase de recuperação (seed) de 12 palavras. Esta frase de segurança pode ser usada para recuperar os seus fundos em caso de perda, roubo ou destruição do seu dispositivo.

Exodus Wallet

Exodus

A carteira multi-moeda Exodus é gratuita e está disponível apenas para Windows, Mac e Linux. Foi desenvolvida por JP Richardson e Daniel Castagnoli em 2015. Pode armazenar nesta carteira dezenas de moedas, incluindo Bitcoin, Ethereum, Litecoin, Dash, Bitcoin Cash e EOS.

Uma das principais características da carteira Exodus é a sua interface amigável, a facilidade de uso e o bom suporte prestado aos usuários. Infelizmente, esta carteira ainda não tem disponível uma versão para Android e iPhone. Você também pode trocar instantaneamente as suas moedas na conta usando o ShapeShift.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

four × two =