A Jaxx é uma carteira muito popular que suporta dezenas de moedas. Você pode fazer download desta carteira para o seu desktop ou dispositivo móvel gratuitamente.

Esta carteira foi desenvolvida em 2014 pela Decentral, empresa com sede em Toronto e líder em blockchain no Canadá. Esta empresa também é conhecida pelas caixas ATM de Bitcoin.

Quem é o fundador da Decentral? O fundador é Anthony Diiorio, amplamente conhecido por ser co-fundador do Ethereum.

Jaxx Wallet

Em que plataformas a Jaxx Wallet está disponível?

Neste momento a carteira Jaxx está disponível em 8 diferentes plataformas. Você pode utilizar este aplicativo no Windows, Mac, Linux, Android, iPhone, Tablet, iPad e no Browser (Google Chrome e Firefox).

Esta carteira pode ser emparelhada com os outros dispositivos.

Quais as moedas que posso armazenar? 

O Jaxx não é apenas uma carteira de Bitcoin ou Ethereum, ela também suporta uma ampla variedade de outras moedas, incluindo: Dash, Litecoin (LTC), Dogecoin (DOGE), Augur (REP), Zcash (ZEC), Golem (GNT), DigixDAO (DGD), Bitcoin Cash (BCH), Qtum, EOS e muitas outras.

O Jaxx suporta tokens ERC-20?

Você pode armazenar qualquer token ERC-20 na Jaxx, mas a menos que já esteja integrado na carteira, você precisa exportar esse token para realizar transações.

Esta carteira está disponível na língua portuguesa?

Infelizmente, esta carteira não está disponível em português. O único idioma disponível é o inglês.

Vou pagar alguma taxa ao utilizar esta carteira?

A utilização da carteira é complemente gratuita, você apenas paga as habituais taxas de mineração das transações que realizar.

Você pode escolher o nível de velocidade das transações. Assim sendo, quanta mais velocidade você escolher, mais paga de taxas de mineração.

Quais as principais características desta carteira?

  • Criar e remover carteiras de diversas moedas;
  • Mostrar o saldo em diferentes moedas fiat;
  • Configurar a taxa de mineração;
  • Mostrar a chave privada da carteira;
  • Backup da carteira;
  • Importar fundos de uma carteira de papel;
  • Convertes moedas através da ShapeShift;
  • Configurar um PIN de segurança.

Design e Interface

Um dos pontos fortes deste aplicativo é o seu design e interface. Esta carteira usa telas pretas e minimalistas que trazem muita simplicidade ao usuário.

Mesmo que você esteja a usar a carteira pela primeira vez, provavelmente vai conseguir utilizar o Jaxx sem qualquer problemas. Esta carteira é muito mais intuitiva comparativamente a outras carteiras multi-moedas.

Guia Jaxx

Com a Jaxx Wallet, é muito fácil alternar as carteiras das moedas, enviar e receber fundos, inserir endereços, digitalizar códigos QR e converter moedas em poucos minutos através da ShapeShift.

Segurança da Jaxx

As chaves da carteira Jaxx são criadas no dispositivo local e bloqueadas por segurança, impossibilitando que terceiros controlem remotamente os seus fundos. Você tem controlo total sobre a carteira.

A Jaxx é uma carteira quente adequada apenas para guardar pequenas quantias (semelhante à sua carteira de bolso). Se você quiser guardar grandes quantias é recomendado que use carteiras de hardware.

Infelizmente, este aplicativo ainda não possui autenticação de dois fatores. Mas pode proteger a sua carteira com um PIN de segurança de quatro números.

Você deve ter em mente que a segurança da carteira depende da proteção do dispositivo onde está instalada. Este não é um problema especifico da Jaxx, mas de todas as carteiras de software que estão instaladas localmente.

Posso fazer backup da carteira?

Sim, durante a criação da carteira ou posteriormente pode configurar uma frase de backup de 12 palavras. Deve anotar e guardar essa frase.

Por exemplo, se perder o acesso ao dispositivo onde o aplicativo estava instalado você pode recuperar as suas carteiras facilmente usando a frase de backup de 12 palavras.

Isto acontece, porque as suas carteiras permanecem nas respetivas blockchains.

Esta carteira já teve falhas de segurança?

Em junho de 2017, foram roubados cerca de US$ 400.000,00 em criptomoedas. A equipa de segurança tomou diversas medidas para que a situação fosse resolvida o mais rápido possível.

Considerações

A segurança deste aplicativo é boa, mas seria ainda mais forte se tivesse a autenticação de dois fatores disponível.

A equipa de desenvolvimento anunciou que uma carteira de hardware estará disponível no futuro, tornando assim o armazenamento de moedas ainda mais seguro.

O suporte da Jaxx é um dos mais rápidos do mercado. Caso você tenha alguma dúvida pode contatar a empresa enviando um ticket, no Twitter ou no Reddit.

Outro dos pontos positivos desta carteira é que está integrada com a exchange ShapeShift, que permite a troca de moedas sem necessidade de conta e muito rapidamente.

Podemos concluir, dizendo que a Jaxx Wallet é uma das nossas carteiras favoritas, porque suporta vários moedas, é simples e tem um design muito bonito, tem um atendimento rápido e é seguro. Além de mais, é gratuito!

6 Comentários

  1. Eunápio Lages 22/05/2018 às 14:06

    Boma dia;

    Gostei bastante do site e parabéns!
    Coloquei a extensão da Jaxx no Chrome.
    Tirem-me uma dúvida, por favor.
    Quando clico no ícone aparece logo os valores que tenho. Não pedem nenhum PIN. Fica muito exposto. Se o meu PC for para algum técnico ou alguém acessar meu computador, é só clicar no ícone e vai logo saber quanto tenho. É assim mesmo, ou não estou sabendo fazer a devida segurança?
    Obrigado desde já!

    Responder

    1. Daniel Henrique 22/05/2018 às 18:10

      Olá Eunápio Lages, pelo que sei é assim mesmo.
      Podem ver o seu saldo, mas qualquer transação tem de ser confirmada por PIN. Se alguém quiser ver as suas chaves privadas também tem de inserir o PIN…
      O Jaxx assim como as carteiras quentes dependem muito da segurança do seu dispositivo (computador e smartphone).

      Muito obrigado pelo comentário. Se tiver mais alguma dúvida não hesite em comentar,

      Responder

  2. Valdiney José Pinheiro 03/07/2018 às 23:49

    Boa noite, como faço para identificar minhas chaves privadas na Jaxx? E como fazer backup da mesma, agradecido.

    Responder

    1. Daniel Henrique 17/07/2018 às 17:21

      Olá, para identificar as suas chaves privadas na carteira Jaxx, você deve seguir as seguintes instruções:
      Selecione o Menu (Menu) no canto superior direito da tela do Jaxx.
      Selecione Ferramentas (Tools).
      Selecione Exibir Chaves Privadas (Display Private Keys). Se você adicionou um PIN de segurança, precisará inseri-lo.
      Jaxx - Mostrar chaves privadas

      Você por exemplo pode fazer backup da sua chave privada num papel, no seu smartphone ou no seu computador.

      Nota: Para sua segurança certifique-se de não compartilhar suas chaves privadas com ninguém.

      Cumprimentos

      Responder

  3. Bom dia,
    Minha carteira Jaxx estava instalada em meu computador comercial, este foi formatado, como faço para utilizá-la novamente com os saldos de moedas que estavam disponíveis nela. Obrigado

    Responder

    1. Daniel Henrique 20/07/2018 às 15:55

      Olá Diogo, você guardou a sua frase de backup (seed de 12 palavras) em algum lugar? Se sim, você vai conseguir restaurar a sua carteira.

      Embora não seja possível restaurar toda a sua carteira sem a frase de backup, você pode restaurar parte de seus fundos associados a uma chave privada. Para fazer isso, vá para Menu > Tools > Transfer Paper Wallet.

      Por exemplo se você guardou a chave privada associada ao Bitcoin e ao Ethereum, você vai conseguir recuperar apenas estas duas moedas.

      Caso você não tenha guardado a frase de backup (seed de 12 palavras)ou a chave privada associada a cada moeda, não conseguirá recuperar os seus fundos.

      Outra opção é você tentar recuperar os ficheiros do seu computador após a formatação. Penso que existem diversos softwares com essa função, mas aconselho você a pesquisar melhor sobre isso.

      Cumprimentos

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

5 × five =