O MyEtherWallet é uma interface do lado do cliente que permite aos usuários criarem carteiras no blockchain da Ethereum. Esta carteira foi desenvolvida em 2015 por Taylor Monahan e Kosala Hemachandra.

O MyEtherWallet é uma carteira online ou web?

Apesar de você poder criar novas carteiras no seu navegador Web, o MyEtherWallet não é uma carteira online.

Porque? Mesmo que você crie a carteira pela Web, todas as informações e fundos são armazenados no seu computador ou numa carteira de hardware. Nenhuma informação é guardada nos servidores do MyEtherWallet.

Carteira MyEtherWallet

Quanto custa usar o MyEtherWallet?

A utilização da carteira MyEtherWallet é completamente gratuita. Você apenas vai pagar taxas de transação quando enviar Ether (ETH). As taxas vão para os mineiros que trabalham no blockchain Ethereum.

Quais as moedas que podem ser armazenadas na carteira MyEtherWallet?

Você pode guardar as moedas: Ether (ETH), Ethereum Classic (ETC) e qualquer token ERC20 emitido na plataforma Ethereum.

Esta carteira é compatível com: 

Além de poder ser acessada via web, também é compatível com as carteiras Geth, Mist, MetaMask, Jaxx, Ledger Nano S e Trezor.

É necessário verificar a conta?

O MyEtherWallet não exige que os seus usuários verifiquem a sua conta, isto significa que você não necessita de enviar documentos para verificar a sua identidade. Para criar uma nova carteira Ethereum, basta inserir uma senha.

Esta carteira está disponível em Português?

Sim, está disponível em português. Vale a pena lembrar que algumas partes das instruções e informações do site não estão traduzidas. Apesar disto, dá para utilizar a carteira sem qualquer problema.

Esta carteira está disponível em 24 línguas diferentes, onde se inclui o Inglês, Espanhol, Catalão, Francês, Italiano, Mandarim, Japonês e Alemão.

Criar uma carteira no MyEtherWallet

Começar a usar esta carteira é muito simples e rápido. Para criar uma nova carteira, basta visitar o site do MyEtherWallet.

1- Confira o site: Como muitos usuários já foram alvo de ataques de phishing, sempre que visitar o site do MyEtherWallet confira se o endereço é o correto, se usa um protocolo SSL e também se exibe o certificado verde “MyEtherWallet Inc [US]” na barra de endereço.

2- Crie uma nova carteira: Após confirmar se está no site correto, você já pode gerar uma nova carteira. Para criar uma nova carteira você tem de inserir uma senha de pelo menos 9 caracteres. A senha tem a função de encriptar a sua chave privada, assim caso esqueça a senha perde todos os seus fundos.

  1. MyEtherWallet - Criar Carteira

3- Faça download do arquivo de armazenamento das chaves: Neste passo é solicitado que salve o arquivo de armazenamento de chaves (keystore). Lembre-se que nunca deve compartilhar este arquivo com outra pessoa. É recomendado que tenha vários backups deste arquivo.

MyEtherWallet - Criar Carteira

4- Chaves privadas: Depois de ter concluído o passo anterior, você vai receber a sua chave privada. Você deve anotar a chave e guardar num local seguro. Se outras pessoas tiverem acesso a sua chave privada, elas podem acessar a sua conta e roubar os seus fundos. Neste passo também pode imprimir a sua carteira de papel.

MyEtherWallet - Chave Privada

5- Acessar a carteira: Depois de confirmar que protegeu a sua chave privada, você tem de escolher o método para acessar a sua conta. Você pode acessar ao MyEtherWallet através das carteiras de hardware Ledger, Trezor e Digital Box. Também pode usar carteiras de software, como a MetaMast e Mist.

Se você não usar nenhuma destas carteiras, pode acessar a sua conta usando o arquivo de armazenamento de chaves, a chave privada ou a frase Mnemónica. É importante relembrar que estes últimos 3 métodos são os mais inseguros.

MyEtherWallet - Abrir Carteira

6- Receber e enviar Ether e Tokens: Para enviar Ether (ETH) ou tokens ERC20 para outras contas basta entrar na MyEtherWallet no guia “Enviar Ether & Tokens”.

Depois basta escolher o endereço para onde enviar, o valor a enviar e valor limite do gás. Se tiver Ether (ETH) ou tokens em outra conta ou exchange já pode enviar para esta nova conta, usando o respetivo endereço de conta.

MyEtherWallet - Enviar Ether

7- Ver informações da carteira: Você pode consultar as informações da sua carteira, como o endereço da conta, saldo, chave privada, histórico de transações, código QR da chave pública e privada, entre várias outras informações.

Como posso gerar uma carteira de papel no MyEtherWallet? Para imprimir a sua carteira de papel basta aceder ao MyEtherWallet em “Ver Informação da Carteira”.

A carteira de papel é constituída por uma chave pública e uma chave privada e os respetivos códigos QR. Também tem um pequeno espaço para você escrever o montante na carteira ou outras informações.

MyEtherWallet Carteira de Papel

Como usar o MyEtherWallet num computador offline?

Para aumentar a segurança, você pode usar o MyEtherWallet no seu computador. O computador não deve estar ligado à Internet. Você pode gerar uma carteira completamente offline e enviar transações no guia “Enviar Offline”.

1- Configurar: Para configurar o MyEtherWallet localmente, deve fazer download da versão mais recente desta carteira neste site. Para baixar deve clicar na versão mais recente: etherwallet-vX.X.X.X.zip.

2- Transferir para computador offline: Após ter feito download, deve mover o arquivo para um dispositivo USB e movê-lo para um computador offline. Depois extraia o arquivo.

3- Abrir o site: Para abrir o MyEtherWallet, deve clicar duas vezes no ficheiro index.html.

Recomendamos que atualize regularmente a sua versão local do MyEtherWallet, pois está constantemente a ser atualizada.

Segurança

Durante o processo de configuração, você precisa de selecionar onde deseja armazenar a sua chave privada. Isto é um passo crucial para sua segurança e há três opções principais:

  • Carteira de hardware: Armazenar a chave privada numa carteira de hardware como Trezor ou Ledger Nano. Esta é a opção mais segura, pois os seus fundos não podem ser transferidos sem confirmar no dispositivo.
  • Disco rígido: Guardar a chave privada no seu computador é uma das opções mais utilizadas, sendo que ao utilizar esta opção está sucessível a ataques de malware.
  • Copiar a chave privada: Se utilizar esta opção terá de inserir a sua chave privada sempre que quiser entrar na sua conta no MyEtherWallet. Esta é uma opção pouco segura.

Como gero uma frase de recuperação de 12 ou 24 palavras?

É possível criar uma frase de recuperação através da Ledger Nano, Trezor, MetaMask e Jaxx. Atualmente está funcionalidade ainda não está disponível no MyEtherWallet.

O MyEtherWallet já foi “hackeado”?

Sim, já existiram falhas de segurança que provocaram a perda de fundos. O principal método que os hackers usam para acessar às contas é através de ataques de phishing que roubam as informações de acesso dos usuários.

Em 24 de abril de 2018, um hacker conseguiu redirecionar os visitantes do site para outra página muito idêntica ao MyEtherWallet e roubou os fundos dos usuários. Só neste  ataque foram roubados cerca US$ 150 mil em criptomoedas.

Com o MyEtherWallet você é que controla a sua chave privada, sendo o responsável por toda a segurança dos seus fundos. Nenhuma das informações dos usuários é guardada nos servidores desta carteira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

1 × four =