A Poloniex é uma plataforma segura e confiável? Como crio e faço a verificação da conta? Quais são as moedas suportadas? Quais são as taxas e limites? O suporte ao cliente funciona bem? Como faço um depósito e uma retirada?

Neste artigo tentaremos responder as perguntas mais comuns sobre o funcionamento desta corretora. Fique connosco!

A Poloniex é uma das corretoras de criptomoedas com maior volume de negociação para altcoins. Foi fundada em 2014 e está baseada na cidade de Delaware, nos Estados Unidos.

Esta empresa foi adquirida no início do ano de 2018 pela Circle, uma conhecia startup de pagamentos. A Circle pagou cerca de US$ 400 milhões pela Poloniex.

A Circle é uma empresa que conta com diversos investidores importantes, como o banco norte-americano Goldman Sachs.

Sendo assim, este negócio pode ser um sinal que os bancos e as principais instituições financeiras estão finalmente a ver o potencial das criptomoedas no futuro da economia.

Guia Poloniex

Criar e Verificar Conta

Para começar a negociar na Poloniex, é necessário criar uma conta na plataforma. O processo de criação da conta é muito simples e rápido, bastando inserir o seu país, e-mail e password.

Poloniex - Registo

Depois de criar a sua conta, terá um limite diário de retiradas no valor de US $2000. Para aumentar esse valor para US $25000 terá de enviar alguns documentos para verificação:

  • Nome;
  • Endereço;
  • Número de passaporte, carta de condução ou documento de identidade;
  • Frente e parte de trás do passaporte, carta de condução ou documento de identidade;
  • Selfie com o documento escolhido

Caso estes limites não sejam suficientes para si, deve contatar diretamente a empresa.

Depósitos e Retiradas

Para financiar a sua conta, deve aceder “Balances”>”Deposits & Withdrawals” e escolher a moeda que quer enviar para a sua conta.

Depois, você pode enviar os fundos para o endereço que foi gerado. Após ter fundos na sua conta, pode começar a negociar.

Poloniex - Depósitos

Para retirar as moedas da Poloniex, deve aceder “Balances”>”Deposits & Withdrawals” e escolher a moeda que quer retirar.

Depois basta escolher o montante a enviar e o endereço da carteira. Muito fácil!

Poloniex - Retirada

Negociar na Plataforma

Você já negociou anteriormente em outras corretoras de criptomoedas? Se sim, vai conferir que a Poloniex é uma plataforma muito simples e fácil de usar.

Antes de começar a negociar, você deve depositar fundos na sua conta. Depois de ter fundos, deve selecionar a opção “Exchange”.

Poloniex - Plataforma

Na secção “Markets” pode selecionar um dos guias – BTC, ETH, XMR e USDT para ver as opções de pares para negociação. Depois basta escolher a moeda que você quer negociar.

Poloniex - Mercados

Comprar e vender moedas nesta plataforma é muito fácil, bastando para isso inserir uma ordem.

Você pode colocar automaticamente uma ordem usando o último preço negociado, ou manualmente escolhendo você mesmo o preço a que quer comprar ou vender.

Você também pode usar a funcionalidade “Stop-Limit” que coloca uma ordem de compra ou venda assim que a moeda atinja um determinado preço. Isto pode ser útil minimizar perdas ou proteger lucros.

Uma vez colocada a ordem de compra ou venda, esta será mostrada abaixo na secção “My Open Orders” até que o pedido seja preenchido.

Poloniex - Comprar, Vender e Stop Limit

Moedas Suportadas

A grande variedade de moedas disponíveis é um dos grandes atrativos. Você nesta plataforma pode negociar Bitcoin, Ethereum, Ripple, Litecoin, Ethereum Classic, Stellar, Monero, Litecoin, Dogecoin, OmiseGo, NEM, Dash e muitas outras moedas.

Infelizmente, não é possível comprar moedas com fiat (Euro, USD, Real). Sendo esta uma das principais lacunas desta corretora.

Os pares com maior volume de negociação são: BTC/USDT, ETH/BTC, XRP/BTC, LTC/BTC, ETC/BTC e STR/BTC.

Taxas e Limites

Como maior parte das corretoras de criptomoedas, as taxas de negociação na plataforma variam de acordo com o estado “Maker” e “Taker” e também com o volume de negociação nos últimos 30 dias.

O que é “Maker” e “Taker”?

O “Maker” é quando você adiciona uma pedido ao livro de ordens, e coloca o preço acima do ticker se estiver a vender ou um preço abaixo do ticker se estiver a comprar.

Já o “Taker” preenche um pedido que já está no livro de ordens.

Se você for um “Taker” você tem taxas inferiores a 0,20%, enquanto que se for um “Maker” as taxas serão inferiores a 0,10%. Confira aqui a tabela completa de taxas.

Não são cobradas taxas de depósito, embora as taxas de retirada variem dependendo da moeda que está a retirar.

As taxas de retirada são cobradas pela rede da moeda, não pela Poloniex.

Segurança

A segurança é uma das prioridades desta empresa, depois de ter passado por algumas falhas de segurança.

Esta plataforma, apenas mantém um pequena parte das moeda online, o indispensável para as operações do dia-a-dia. As restantes moedas são mantidas offline em carteiras frias.

A Poloniex também executa programas de auditoria 24 horas por dia, 7 dias por semana, para detetar e bloquear qualquer atividade suspeita que possa surgir.

Quais o principal problema de segurança que a Poloniex sofreu?

Sim, em 2014 teve uma grande falha de segurança. Um grupo de hackers conseguiu roubar 12,3% dos Bitcoins presentes na plataforma.

Após este ataque, as operações da empresa foram suspensas e os fundos de todos os usuários foram reduzidos em 12,3%.

Após isso, todos os usuários foram reembolsados pela Poloniex. A plataforma usou o que seria lucro para pagar os reembolsos. Mostrando assim que a confiança dos seus clientes é muito importante.

Recomendações básicas para manter a sua conta segura:

  • Sempre que acessar ao site confira se é o original e fidedigno;
  • Não instale plugins no seu navegador, que aleguem estar associados a plataforma Poloniex;
  • Nunca envie fundos para pessoas que afirmem pertencer a equipa de suporte;
  • Deve habilitar a autenticação de dois fatores.
  • Retire as suas moedas para a sua própria carteira privada.

Suporte ao Cliente

Devido ao boom das criptomoedas, o suporte ao cliente tem sido uma dor de cabeça para praticamente todas as principais corretoras.

Um suporte ao cliente rápido e eficiente é muito importante neste mercado.

Infelizmente, a Poloniex tem uma reputação muito fraca neste aspeto. Muitos dos seus usuários relatam longos tempo de espera – até 90 dias.

Você tem um centro de ajuda que ajuda a responder ás questões mais comuns. Se quiser falar diretamente com a equipa por enviar um ticket para o suporte.

Conclusão: A Poloniex é confiável e segura?

A Poloniex é uma das trocas de criptomoedas mais conhecidas em todo o mundo, principalmente para a negociação de altcoins.

Se você procura comprar as suas primeiras moedas, esta plataforma é indicada para si. Para investidores mais avançados recomendamos, a Bitfinex.

Vantagens:

  • Muitas moedas disponíveis para negociação;
  • Plataforma com um elevado volume de negociações;
  • Gráficos extremamente detalhados;
  • Taxas de negociação baixas;
  • Baixas taxas de depósito e retirada;
  • Aceita usuários em todo o mundo.

Desvantagens:

  • O suporte ao cliente é fraco;
  • O site por vezes por ser lento e ficar inativo;
  • O site não está disponível em português;
  • Não aceita depósitos em moedas fiat (Euro, USD ou Real).

Para finalizar, podemos dizer que a Poloniex é confiável e segura, apesar de necessitar de melhorar o seu principal ponto fraco: o suporte ao cliente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

5 + 5 =